'Maior Classico do Mundo ' , GRE-NAL


GRE-NAL é um grande jogo de dois clubes de Porto Alegre-Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional. Os dois times são típicos de Porto Alegre e rivais tradicionais. GRE-NAL é um confronto entre Grêmio e Internacional, e clássico no Futebol Brasileiro e Gaúcho.

GRE-NAL iniciou em 1909, ano que Internacional nasceu, e já se enfrentaram 378 vezes, desde 1909 anos até agora(25/10/2009). O primeiro GRE-NAL aconteceu no dia 18 de julho de 1909, em um domingo, no Estádio da Baixada que pertencia ao Grêmio. Grêmio venceu a Internacional por 10 a 0 nesse jogo. Gremista que é torcida de Grêmio, se orgulha do primeiro vitória grande até hoje. Grêmio continuou a vitória até sexto jogo, mas no sétimo jogo que ocorreu no dia 31 de outubro de 1915, Internacional venceu a Grêmio por 4 a 1 e conquistou o primeiro vitória. Depois disso, eles jogaram 378 vezes, o Internacional venceu mais do que o Grêmio(Vitórias do Internacional são 142 vezes, Vitórias do Grêmio são 119 vezes, empates são 117 vezes). Desde o primero gol que Edgar Booth(Grêmio) marcou no primeiro jogo até ultímo gol que D'Alessandro(Internacional) marcou no dia 25 de outobro de 2009, eles marcaram 1041 gols(Grêmio marcou 501 gols e Internacional marcou 540 gols), em média, mais ou menos 3 gols por jogo. Isso significa que GRE-NAL está agressivo e muito divertido.


Muitas grandes jogadores jogaram no GRE-NAL. O final do Campeonato Gaúcho que é o Gre-nal de 20 de junho de 1999 é uma típico jogo de grandes jogadores. Ronaldinho (Ronaldo de Assis Moreira, Grêmio) e Dunga(Internacional) são os grandes jogadores típicos que têm uma carreira brinhante. Eles eram ativo numas várias grandes clubes da Europa e do Brasil como Brocelona(Espanha), Juventus(Italia), AC MILAN(Italia). Eles também conquistaram o Campeonato de Copa do Mundo pela Seleção Brasileira(Ronaldinho – 2002 Copa do Mundo Coreia-Japão , Dunga – 1994 Copa do Mundo EUA). Dunga foi o capitão da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1994 e 1998, e ele é o técnico da seleção hoje. Esses grandes jogadores jogaram em GRE-NAL. No final do Campeonato Gaúcho 2009, Grêmio venceu a Internacional por gol de Ronaldinho.

GRE-NAL tem uma significação para os Porto Alegrenses além de um jogo de Futebol. GRE-NAL é uma maravilhosa ‘Festa’ de Porto Alegrenes. Qause todos os Porto Alegrenses torcem a Grêmio ou Internacional. No dia de GRE-NAL, eles torcem no retaurante, bar, Estádio Olímpico ou Beira-Rio, também no casa com os amigos e família, namorado. Antigamente as pessoas quem eram de torcidas organizadas de dois clubes brigaram para amboso e aconteceu uma incidente terrível. Por isso, quando gremistas entram no Beira-Rio(ou Colorados entram no Olímpico) a brigada militar guarda eles para parar o briga. Mas atualmente, Gremista e Colorado torcem junto no várias lugares como a Cidade Baixa e muitas ruas. É facíl que veja isso. Eles dizem, “o primeiro é amizade e o segundo é clube.”. Eles vaiam para outro torcida no Estadio de Clube(Olímpico,Beira-Rio), mas depois de acabar o jogo, eles volta a vida deles. Eles acolhem os estrangeiros além de Porto Alegrense. Se você visita o estádio para assistir o GRE-NAL, os torcedores vão acolher você. Você pode experimentar uma festa fantática e se divertir com os Gremistas e os Colorados. Mas tem que comprar uma bilhete ingresso cedo, porque os ingressos esta vendendo tudo antes de uma semana. Mas tem que comprar-lo no Estádio, no dia de jogo, por bilheteiro illegal. O perço é mais caro, quase duplo. Mas se você entra no estádio, não vai se arrepender disso, porque GRE-NAL é ‘maior clássico jogo do Brasil’ e ‘uma típico símbolo de Porto Alegre’.



- ISMAEL YANG-


















4 comentários:

  1. Eu não gosto de assitir futebol, mas quando eu estava lendo este texto, eu posso me sentir como estava no olímpico. Mas quando eu clico uma letra azul, abrir um site e posso ver "A Wikipedia não possui um artigo" acho que tem que resolver este problema.

    ResponderExcluir
  2. Eu já experimentou um paixão da Gremista na semana passada. Eu adorei! Eu não posso imaginar o paixão no GRENAL! Neste artigo contou me sobre historia do GRENAL que eu ainda não sabia. E bom que saiba este informações. Porque eu posso falar estes informações com brasilreios. Fotos são maravilhosos. Posso ver Roberto na FOTO. HAHA.
    Eu concordo que futebol seja uma festa.
    deveria ser dificíl para upload todos fotos, mas vocês consegiam!

    ResponderExcluir
  3. precisa de mais entrevista de gremistas e colorados. Esta sugestão vai funcionar que descrever sobre Gre-nal melhor do que agora.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou também Gremista. Mas para estrangeiros, uma opurtunidade que pode conhecer historia do time não é bastante. Por isso, acho que esta informação é muito boa para pessoas que gostam de futebal do Brasil.

    ResponderExcluir